Fazenda Santa Esther
Espaço Criativo
Aro Ha_0986.jpg

SOBRE

 
 

SOBRE A FAZENDA

 Vista aérea da Fazenda Santa Esther.

Vista aérea da Fazenda Santa Esther.

Localizada em Amparo (SP), a 125 km de São Paulo, a Fazenda Santa Esther é parte de uma antiga fazenda de café do século XIX, a Fazenda São Rafael. Muitas de suas construções datam do final de século XIX, como a tulha de café, a casa-sede, as casas de colonos, a capelinha, o curral, dentre outras. Outras são mais modernas, como o quiosque e a capela nova - que data de meados do século passado e é inspirada na Igreja do séc XI Sant Climent de Taüll na Catalunia, Espanha, cidade natal do antigo proprietário, o Sr. Javier Faus Esteves.

No auge de sua produção, a fazenda foi grande produtora de café, frutas, ovos e frangos. Ao longo das últimas décadas do século XX, foi perdendo sua produtividade agrícola e ganhando foco no lazer. Na década de 1990, os antigos proprietários faleceram e a Fazenda São Rafael foi dividida em três partes, sendo uma delas nomeada Fazenda Santa Esther em homenagem a antiga proprietária, a carioca Esther Ferreira. Foi então que os atuais proprietários a compraram.

Os novos proprietários reformaram toda a propriedade ao longo dos anos e elegeram como atividade econômica principal a realização de casamentos. Em 2015, Bruno Paschoal e Bárbara Marra decidiram mudar-se de Berlim para a fazenda e transformá-la em sua casa, ambiente de trabalho, local para receber amigos e experimentar novas ruralidades.

Hoje a fazenda vem sendo ocupada com workshops, imersões, retiros, cursos, projetos e eventos comemorativos. A fazenda tem animais, horta, produz delícias orgânicas e até vende alguns produtos. Também oferece acomodações confortáveis, infra-estrutura para trabalho e uma porção de opções de lazer. Na Santa Esther, a produção não é mais só agrícola; aqui produzimos e cultivamos criatividade, inovação, práticas sustentáveis e não-violentas.

A fazenda recebe voluntários o ano todo para ajudar nas tarefas rurais e na produção dos eventos e experiências. Se quiser saber mais sobre o programa de voluntariado e suas trocas, entre em contato. 

Para saber como chegar na fazenda, clique aqui.